Quarto Montessoriano: Entenda o método e aprenda a decorar o ambiente

21 de setembro de 2020

O quarto montessoriano tem como filosofia a experiência da criança, todos os móveis são projetados e pensados para que elas possam interagir com o espaço e o ambiente. Toda decoração e objetos são na altura dos olhos da criança, tudo para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade, mas sempre prezando pela segurança.

 

A metodologia de ensino foi criada pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. Ela buscou possibilitar que a criança tenha a facilidade de poder usar o espaço, isso ajuda no desenvolvimento delas, estimulando autoeducação e até mesmo a personalidade delas, isso porque no quarto montessoriano a criança que escolhe o brinquedo quer brincar, a roupa que quer usar e até ajuda na organização do quarto com os seus pais.

 

Dessa forma, as camas são trocadas por colchões, os armários são da altura da criança, todos os brinquedos ficam livres para o acesso, e ainda são colocados alguns elementos decorativos para ajudar como: espelho, enfeites coloridos, pinturas na parede, bandeirolas e pisca-pisca, sempre buscando para estimular o maior número sensações possíveis.

 

Segurança:

Alguns pais ainda demonstram algum receio com esse estilo de decoração de quarto, justamente porque acreditam, que as crianças possam ficar desprotegidas e sujeitas a acidentes. Para evitar qualquer tipo de perigo para as crianças, deve-se tomar determinados cuidados.

  • Evite móveis ou outros elementos com quinas;

  • Não use quadros com vidros. Prefira acrílico;

  • Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos;

  • Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar;

  • Esconda e proteja as tomadas;

  • Utilize estofamentos e almofadas macias.

 

A agora separamos alguns quartos montessorianos, para te ajudar a entender esse estilo de decoração e a fazer o quarto do filhão!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado nesse post. Se tiver alguma sugestão de post, escreva nos comentários e até mais!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso Blog!

CUPOM DE DESCONTO NO SITE NEW OLD MAN – QUEM CHEGA NO FINAL GANHA PRESENTE KKK

www.newoldman.com.br

Renan Leite

Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Arquitetura e Urbanismo, foi bolsista de extensão pelo PróArq/UFRJ em acessibilidade de espaços público, fundador de empresas, hoje é sócio da New Old Man. Sempre atento as novas plataformas tecnológicas, teve a iniciativa de seguir o sonho e criar a New Old Man. Instagram: @renan.l.g

Deixe seu comentário!